O coordenador da Cátedra UNESCO em EaD proferiu a palestra A importância dos Recursos Educacionais Abertos e da Iniciativa de Educação Aberta no cenário atual no evento de lançamento da nova plataforma de REA da Fiocruz, o EDUCARE. O vídeo da palestra encontra-se disponível.

A plataforma tem como objetivo ser um espaço de disseminação, criação e colaboração em torno de recursos abertos. A plataforma foi desenvolvida pela Fiocruz em software livre e nos próximos dias o código estará disponível em portal de recursos abertos. Ao contrário de diversas plataformas disponíveis, não toma como base o DSpace.

Confira uma rápida introdução á proposta da plataforma nas palavras da Coordenadora do Campus Virtual da Fiocruz, Ana Furniel:


Foram apresentados também projetos que foram desenvolvidos com base em um edital para REA lançado pela Fiocruz em 2017. Todos os produtos estarão no EDUCARE em breve. Os projetos incluem (veja a lista completa):

 

 

A Fiorcruz é uma instituição pioneira no Brasil nas áreas de ciência e acesso aberto. Tem diretrizes específicas para publicação de REA bem como um repositório institucional aberto (ARCA).