Histórico
Foi criada em dezembro de 1993 e sua instalação oficial deu-se no "Seminário Internacional de Novas Tecnologias na Educação e na Formação Continuada: Educação sem distância para o Século XXI", na FE/UnB, de 26 a 29 de setembro de 1994, com a presença de diretores de Faculdades de Educação das IES integrantes do BRASILEAD, membros do seu Conselho Diretor, além de autoridades do MEC [SEED/CAPES], CNPq, UNESCO, embaixadas, especialistas de IES estrangeiras e interessados em geral.
A Universidade de Brasília (UnB), idealizada como instituição inovadora, pioneira, buscando sintonia com a contemporaneidade, propunha em seu Plano Diretor (1962), a utilização dos meios de comunicação de massa para o ensino e a formação educacional, por meio de uma emissora de rádio, principal meio de comunicação à época, para atuar na oferta de "cursos por correspondência e radiodifusão visando o aperfeiçoamento do magistério de nível médio, bem como de uma TV Universitária, que "além dos objetivos locais de difusão cultural, deveria elaborar e coordenar a difusão de programas de nível médio através das redes nacionais de televisão". (Idem).
Na Faculdade de Educação (FE/UnB), em 1974, estudos de alguns professores influíram na criação da habilitação em Tecnologia Educacional no Curso de Pedagogia (1975), primeira a ser reconhecida no país pelo Conselho Federal de Educação em 1979. Como decorrência do envolvimento institucional da FE e do amadurecimento acadêmico, refletido no modo de conceptualizar a educação tecnológica na formação do educador, esses docentes participaram da criação, na UnB, do Centro de Produção Cultural e Educativa (CPCE), em 1986 e do Centro de Educação Aberta, Continuada e a Distância (CEAD) em 1988. Na FE, na criação do Centro de Informática Educativa no Ensino Superior (CIES) em 1994, na instituição da área de Tecnologias na Educação no Mestrado em 1996, na institucionalização do Grupo de pesquisa Lattes/CNPq "Aprendizagem, Tecnologia e Educação a Distância" (ATEAD) em 2002, e da área de Educação e Comunicação, relacionada com a temática das TIC, no Doutorado, iniciado em 2004 (CTAR, 2009). O Grupo ATEAD, no documento elaborado para o Consuni em 1996 destaca que tais propostas já demonstravam consciência do valor das tecnologias de comunicação e do papel que elas viriam a desempenhar cada vez mais, "preconizando formas de educação a distância antes que a expressão tivesse alcançado a proeminência que veio a ter nos anos subseqüentes." (Grupo ATEAD, 2000).
A conjuntura histórica, tecnológica e as iniciativas governamentais em prol de políticas públicas de educação superior a distância no país, alicerçada em parcerias estratégicas da UnB com os Ministério de Ciência e Tecnologia, da Cultura, da Educação e Desporto, com outras IES públicas estaduais e federais por meio do Consórcio BRASILEAD, e sua localização na capital do país, certamente exerceram influência na decisão da UNESCO de estabelecer a Cátedra de Educação a Distância na FE/UnB, após avaliação e aprovação de sua proposta formal, em 1993, pelo perito internacional Prof. Ricardo Marin Ibañez, da UNED, Espanha. Integra, desde então, o Programa UNITWIN, tendo sido estabelecida em junho de 1994.
Histórico de coordenação da Cátedra
-
1994 (setembro)-1999 - coordenação Profa. Eda C.B Machado de Sousa, com a vice-coordenação da jornalista Terezinha Galhardo, que já atuara na vice-direção do CEAD
-
1999 a 2002 - coordenação de Prof. Rogério de Andrade Córdova
-
2002 (abril)-2006 (março) - coordenação Profa. Dra. Maria Rosa Abreu e vice-coordenação da Profa. Laura Maria Coutinho
-
2006 (abril)-2008 (abril) coordenação Prof. Elicio Bezerra Pontes e vice-coordenação da Profa. Carmenisia Jacobina Aires Gomes
-
2008 (julho)-2010 coordenação Profa. Leda Maria Rangearo Fiorentini e vice-coordenação da Profa. Raquel de Almeida Morae
-
2010 - 2014 - coordenação Profa. Leda Maria Rangearo Fiorentini e vice-coordenação da Profa. Amaralina Miranda de Souza
-
2015 (setembro) -2017 (maio) - coordenação Profa. Nara Pimentel e vice-coordenação Profa. Leda Maria Rangearo Fiorentini
-
2017 (agosto) - 2018 - coordenação Profa. Raquel de Almeida Moraes e vice-coordenação Profa. Andreia Versutti
-
2018 (novembro)-atual - coordenação Prof. Dr. Tel Amiel
- Tel Amiel