Estudo mapeia acordos entre as plataformas digitais e a rede pública de ensino brasileira durante a pandemia.

 

Na última quinta-feira (17), o Comitê de Gestão da Internet no Brasil (CGI.br), realizou em sua sede em São Paulo, o lançamento da segunda publicação de uma série de três, que tratam o fenômeno da "plataformização da educação", catalisada no país pela pandemia da Covid-19.

 

O relatório nomeado Educação em um cenário de plataformização e de economia de dados: parcerias e assimetrias é um panorama das tecnologias adotadas pelas secretarias estaduais e municipais nas capitais brasileiras e cidades com mais de 500 mil habitantes, durante os primeiros 18 meses da crise sanitária.

 

O estudo foi conduzido por Rafael Evangelista, conselheiro do CGI.br e coordenador do grupo de trabalho responsável pela publicação que contou com pesquisa e redação de Priscila Gonsales, pesquisadora associada da Cátedra UNESCO em EaD e diretora do Instituto Educadigital, com colaboração de Djaine Damiati, pesquisadora pós-doc recém chegada à Cátedra e dos especialistas Elora Fernandes, Marina Avelar e Rafael Zanatta.

 

A apresentação do estudo ficou a cargo das pesquisadoras da Cátedra da UNESCO em EaD, seguida de um debate que contou, além da participação destas e de Evangelista que mediou a mesa de discussão, com a presença de André Castro (MEC), Carlos Artur Guimarães (Consultor em Educação Profissional para Novo Ensino Médio no MEC via Banco Mundial) e Daiane Araujo (Ação Educativa).

 

O evento foi transmitido ao vivo pela internet e a gravação pode ser acessada pelo link
https://www.youtube.com/watch?v=OCdLK6oedEo.


A publicação encontra-se disponível para download em http://bit.ly/3AvdlIN .