1º Encontro Regional de Cátedras e Centros Científicos reuniu participantes de diferentes campos da ciência para debater tópicos de interesse global.

 

Entre os dias 26 e 28 de outubro, o Gabinete regional da UNESCO para a Ciência e Cultura na Europa, reuniu representantes da organização para discutir sobre o aperfeiçoamento das conexões entre ciência, pesquisa, políticas e práticas educativas para um futuro sustentável. O coordenador da Cátedra UNESCO em EaD, Tel Amiel, foi convidado a participar das discussões no objetivo de contribuir com o desenvolvimento da ciência aberta e da inovação digital responsável no ensino superior aberto e à distância.

 

O encontro teve a participação de 28 Cátedras e Centros relacionados à ciência, envolvendo um total de oito países. Um dos destaques da reunião foi a assinatura da Declaração do Palazzo Zorzi pelos participantes, materializando o reconhecimento por parte da comunidade científica, de que os mais complexos desafios atuais não podem ser tratados por uma única abordagem teórica ou área de especialização nas ciências.

 

Em um primeiro momento os participantes discutiram os principais temas de ação de seus projetos, reunindo interesses em torno de temas como a ciência aberta, inteligência artificial e mudanças climáticas. Em um segundo momento, grupos se reuniram em torno de afinidades relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Por fim, foram feitas discussões sobre como melhor fomentar a cooperação em níveis regional e internacional. O encontro proporcionou a conexão entre representantes das Cátedras e Centros científicos, promovendo o networking e estreitando os laços da comunidade cientifica do Sudeste europeu, Mediterrâneo e além.

 

Um panorama das discussões desenvolvidas durante a reunião pode ser encontrado em: https://bityli.com/encontro-veneza