Qual a demanda da alfabetização digital para professores, estudantes e líderes educacionais?
Parceira e pesquisadora da Cátedra da UNESCO em EaD debatem a questão em blog de renomada revista internacional.
Priscila Gonsales, colíder da Iniciativa Educação Aberta (da qual a Cátedra é parceira) e diretora do instituto Educadigital e Djaine Damiati, pesquisadora da Cátedra da UNESCO em EaD , discutem o letramento digital na contemporaneidade em artigo publicado no blog da revista suíça Norrag.
A convite dos editores, as especialistas produziram um conteúdo onde debatem a ausência de um trabalho sistemático em torno da alfabetização digital de professores, estudantes e líderes educacionais, desde o uso indiscriminado de dados pelas chamadas Bigtechs, até questões nem sempre associadas à tecnologia como situações que envolvem algoritmos, gênero e raça.
Publicado no dia 10 de janeiro de 2023, o artigo converge com a linha editorial da revista Norrag, que prioriza o debate sobre questões educacionais e de desenvolvimento, trazidos por especialistas emergentes, especialmente do hemisfério Sul.
A revista, em circulação há 45 anos, é gerenciada pela Swiss Agency for Development and Cooperation (SDC) e pela the Open Society Foundations (OSF), conhecidas pela relação e financiamento com grupos de diversos países.
O artigo pode ser lido na íntegra acessando o link:
https://www.norrag.org/contemporary-digital-literacy-open-education-as-a-digital-right/
- Giulia Silverio