UNESCO reunirá participantes em nível global  no evento em apoio à liberdade de expressão e à oferta de informações seguras.

A conferência Internet for Trust - Towards Guidelines for Regulating Digital Platforms for Information as a Public Good, que acontecerá entre os dias 21 e 23 de fevereiro, na sede da UNESCO em Paris, será transmitida em tempo real com o objetivo de apoiar a liberdade de expressão e incentivar a disseminação de informações precisas e confiáveis na Internet.

 

A reunião se faz necessária em razão da ineficiência dos atuais sistemas de monitoramento virtual, que não se mostram plenamente capazes de apresentar medidas de enfrentamento aos vetores de desinformação, discurso de ódio, teorias da conspiração e outros conteúdos potencialmente prejudiciais à democracia e aos direitos humanos.

 

Atentando-se ao uso consciente das mídias digitais e à propagação da Declaração de Windhoek+30, documento que define a informação como um bem público, a administração do evento disponibiliza aos interessados um guia com orientações para regulamentação de plataformas digitais. As orientações desenvolvidas a partir de uma abordagem multissetorial, imprimem ao evento valores colaborativos fortemente presentes nos ideais da UNESCO e se encontra disponível no link: https://bityli.com/p6OVB

 

A conferência contará ainda com a participação de ministros, atores do judiciário, setor privado, representantes de agencias da ONU, sociedade civil, academia, organizações intergovernamentais e a comunidade técnica de todo o mundo. As inscrições são obrigatórias para a participação no evento e estão disponíveis até  17 de fevereiro de 2023, no link abaixo:

https://bityli.com/ktn4y

Mais informações a respeito do Conferência Mundial e da atuação da UNESCO no combate à desinformação, discurso de ódio e outros conteúdos nocivos divulgados online, estão disponíveis no site:


https://www.unesco.org/en/internet-conference