A atividade que aconteceu na sede do ministério em agosto de 2022, contou com cerca de 60 participantes e destacou temas como educação aberta, direitos e segurança digital.

Com apoio do projeto Boas Práticas em Redes na Implantação e Implementação dos Sistemas de Informação para Infância e a Adolescência (PNUD/UnB) em parceria com a Cátedra UNESCO em EaD, foi realizada uma oficina para os membros do Ministério da Cidadania, cujo objetivo foi favorecer a melhor compreensão do atual contexto digital e de questões emergentes para a cidadania.

Priscila Gonsales, diretora do Instituto Educadigital e colíder do Iniciativa Educação Aberta, foi a responsável pela oficina, organizada a convite do chefe da Coordenadoria de Transparência e Acesso à Informação do Ministério da Cidadania, Aureliano Vogado Júnior.

Junto à Priscila havia mais 5 palestrantes convidados: Felipe Silva do LAPIN; Manuella Maia Ribeiro do CETIC.br; Paulo Rená da UnB e Coalização Direitos na Rede; Laura Tresca do CGI.br e Educadigital; e Maria Melo do Instituto Alana. Os temas abordados incluem a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no que diz respeito às crianças e adolescentes; segurança digital; inteligência artificial; direitos digitais; governança de dados e poder público.

As apresentações destacaram as plataformas Escolha Livre realizada pela Cátedra, e o projeto Pilares do Futuro, do Instituto Educadigital, ambas no âmbito da Iniciativa Educação Aberta.

O evento durou cerca de sete horas e teve abertura de Eduardo Flores Vieira, Ouvidor Geral do Ministério da Cidadania. O encerramento ficou a cargo do chefe da Coordenadoria de Transparência e Acesso à Informação do Ministério da Cidadania, Aureliano Vogado Júnior.