Painel reunirá projetos inovadores na educação voltados à ampliação da atuação feminina nas áreas de ciência e tecnologia.

 

A Cátedra UNESCO em EaD - UnB, em parceria com o IFB Campus Brasília, realizará no dia 22 de março, às 14h, o painel "Iniciativas STEM na educação para meninas e mulheres". A atividade integra a programação organizada pela Comissão de Mulheres da UnB em referência ao dia internacional da mulher e trará as experiências vivenciadas nos projetos EducaSTEM 2030 (UNESCO), Meninas na Ciência (IFB) e Mulheres e Meninas na Ciência (Fiocruz).

 

Os interessados já podem realizar a inscrição. O painel terá transmissão ao vivo pela UnBTV e canal oficial do IFB no YouTube, TV IFB.  

 

O painel visa conscientizar sobre a necessidade de se ampliar os espaços de atuação para meninas e mulheres dentro das carreiras científicas, mobilizando o incentivo e a criação de iniciativas no âmbito educacional. Além disso, a atividade busca sensibilizar para a importância de iniciativas direcionadas ao ensino de STEM, com abordagem voltada para mulheres e meninas na educação básica e promover a busca pela igualdade de acesso às oportunidades nas carreiras científicas para meninas e mulheres, por meio do estímulo ao aprendizado nessas áreas.

 

O encontro acontecerá nas dependências do IFB, Campus Brasília e terá a participação de Djaine Damiati (Cátedra UNESCO em Educação a Distância da UnB), Sylvana Karla Santos (Membro do grupo de extensão Meninas na Ciência do IFB); Fabiana Damásio (diretora da Fiocruz Brasília – Programa Mulheres e Meninas na Ciência) e Renata Fagundes Santiago, Laís Bertolucci e Nadja Luciana (líderes docentes STEM2030 – Movimento #EDUCASTEM2030 da Unesco). A moderação ficará por conta de Anelise Gregis Estivalet (Cátedra UNESCO em Educação a Distância da UnB).

 

Notícias sobre como foi o painel "Iniciativas STEM na educação para meninas e mulheres"

Matéria da Fiocruz Brasília

Matéria do Instituto Federal de Brasília