Oficina ensinará sobre o software livre para gestão de referências bibliográficas

 

A Cátedra UNESCO em EaD realizará nos dias 27 e 28 de março, uma oficina de Zotero para mulheres. A atividade trará instruções sobre o gerenciador de referências e integrará a programação organizada pela Comissão de Mulheres da UnB (Codim) da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), em referência ao dia internacional da mulher.

 

A oficina visa o acesso de mais mulheres a uma ferramenta capaz de facilitar a organização da escrita acadêmica e de gestão de referências bibliográficas. O aplicativo é o Zotero, um software livre utilizado como gerenciador de referências, dados bibliográficos e materiais relacionados à pesquisa científica.

 

Uma das maiores vantagens do aplicativo escolhido é a integração com os principais navegadores, sincronização online e geração automática de citações em texto, rodapés e bibliografias (em centenas de formatos como ABNT e APA), além de integrar-se aos processadores de texto como LibreOffice e Microsoft Word. O Zotero é produzido pelo Center of History and New Media of George Mason University (GMU).

 

As interessadas podem realizar a inscrição. A oficina ocorrerá em dias consecutivos de forma remota, das 19 às 21 horas, no horário de Brasília e a seleção será por ordem de inscrição.