Aulas online ensinarão a instalar e utilizar o Zotero como apoio na produção de trabalhos acadêmicos.

Nos dias 26 e 27 de junho, a Cátedra UNESCO em EaD em parceria com o Centro de Educação a Distância da UnB (CEAD), promoverão a oficina Online de Zotero, um software livre para gerenciamento de referências e dados bibliográficos relacionados à pesquisa científica e escrita acadêmica.

Ao todo, serão ofertadas 200 vagas para a oficina que acontecerá em dois encontros consecutivos, no horário das 15 às17 horas. O objetivo da atividade é proporcionar maior autonomia e praticidade aos pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, no desenvolvimento de suas pesquisas e trabalhos acadêmicos.

O Zotero apresenta como importantes vantagens a integração com os principais navegadores, sincronização online e geração automática de citações em texto, rodapés e bibliografias (em centenas de formatos como ABNT e APA), além de Integração aos processadores de texto como LibreOffice e Microsoft Word.

As aulas serão ministradas pelo professor Ricardo graça e a iniciativa conta com o apoio Projeto Boas Práticas em Redes na Implantação e Implementação dos Sistemas de Informação para Infância e a Adolescência. As inscrições estão abertas para pesquisadores e estudantes da UnB e de outras instituições até o dia 16 de junho de 2023, podendo ser feitas pelo link https://bit.ly/oficinazotero