Entre os dias 12 e 17 de junho, aconteceu o OLInFER ‘23 -III Seminario Internacional "Open and Linked Information Framework for Education and Research", evento destinado ao debate e  cocriação de políticas em Educação e Ciência Abertas em Cuba, realizado  na Universidade de Havana e UCI - Universidade de Ciências Informáticas.

 

Além de uma comissão com representantes das principais das universidades do país, comunidade científica e autoridades locais, o seminário também contou com a participação de especialistas e pesquisadores em Educação Aberta e Ciência Aberta de diferentes países como Holanda, Alemanha, Bélgica, Espanha e México, convidados para ministrar oficinas, participar dos painéis e apoiar a comissão cubana na elaboração de um documento com as diretrizes para a criação de políticas públicas nestas áreas,  a ser encaminhado aos ministérios destas competências.

 

O Brasil, único país da América do Sul com participação no grupo de especialistas convidados, esteve representado pelo Instituto Educadigital, Cátedra UNESCO em EaD (UnB) e Iniciativa Educação Aberta, por meio das pesquisadoras Débora Sebrian e Djaine Damiati que ministraram a oficina “Juego de la política de educación abierta: construir caminos y procesos colaborativos”. A atividade foi realizada de modo híbrido e teve por objetivo apresentar a ferramenta de diagnóstico de políticas em Educação Aberta para os participantes nos dois primeiros dias de evento na Universidade de Havana.

 

O segundo momento do seminário foi uma sequência de três dias de workshop na UCI - Universidade de Ciências Informáticas, onde alguns membros da comissão cubana apresentaram suas realizações no âmbito das políticas e da interoperabilidade e os painelistas convidados puderam fazer suas observações e comentários para em seguida, reunirem-se com os grupos na elaboração das diretrizes de criação de políticas públicas em Educação e Ciência Abertas em Cuba. A pesquisadora Djaine Damiati foi uma das painelistas no primeiro dia de workshop, apresentando um breve panorama das políticas em Educação Aberta no Brasil, as principais conquistas e desafios no país, além de participar, junto à comissão cubana da elaboração de suas políticas.

 

Durante o evento, a apresentação de Ognara García, representante da Universidade de Camagüey, chamou a atenção para o uso que a instituição vem fazendo do Jogo da Política de Educação Aberta, como ferramenta de diagnóstico de suas políticas. Oganara e outros membros da universidade de Camagüey, estiveram presentes na edição do OLInFER de 2019. Na ocasião eles participaram da oficina ministrada por Priscila Gonsales do Instituto Educadigital e desde então vêm utilizando o recurso como forma de identificar os níveis de abertura de suas políticas e práticas internas.

 

O seminário foi uma oportunidade ímpar de estreitar laços com pesquisadores e instituições de diferentes países, apontar caminhos para a construção colaborativa de políticas em Educação e Ciência Abertas, além de contribuir para o desenvolvimento humano e social em Cuba.

Da UnB Agência