Pesquisadores da Cátedra UNESCO em EaD participam de eventos sobre qualidade do Ensino a Distância, plataformas digitais  no Ensino Superior e soberania digital

Nos últimos dias, a Cátedra UNESCO em EaD marcou presença em diferentes eventos que discutiram o futuro das tecnologias na educação no Brasil. Entre os dias 23 e 25 de agosto, a pesquisadora da Cátedra UNESCO em EaD, Drª Djaine Damiati, esteve presente no Seminário Nacional Unirede 2023 e no Fórum dos Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil - UAB, dos quais participaram representantes das Universidades Federais, Estaduais e Institutos Federais que fazem parte do Sistema UAB.

Na pauta do Seminário Nacional Unirede 2023 ,  que aconteceu no auditório do Instituto Federal de Brasília - IFB, estavam  as discussões sobre a qualidade do ensino público a distância no país e os próximos passos necessários para garantir avanços neste sentido. No Fórum dos Coordenadores da UAB, que aconteceu de forma conjugada ao seminário, nos dias 24 e 25 na SEDE da CAPES em Brasília, houve a posse da presidência do Fórum  UAB  - IPES, momento que marcou a retomada do colegiado, desfeito em 2019, como instância consultiva da Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.

No dia 31 de agosto, foi a vez do painel "O impacto para as organizações de ensino e C&T&I do marco regulatório de plataformas de conteúdo no Brasil" no Fórum RNP 23, realizado em Brasília. Além do impacto da regulação das plataformas digitais no Ensino Superior, o painel que contou com a presença no palco do secretário de Políticas Digitais da Presidência da República, João Brant e da pesquisadora da Cátedra Drª Djaine Damiati na moderação e participação na plateia do coordenador da Cátedra professor Dr. Tel Amiel, também abordou as ações em andamento, no sentido de garantir a soberania tecnológica e de dados, nas instituições de ensino e pesquisa.

Tel Amiel e Djaine Damiati também participaram ativamente da palestra do filósofo Evgeny Morozov, realizada na Faculdade de Comunicação da UnB, no dia 1º de setembro, acompanhados do pesquisador do IRCAI - UNESCO  (Eslovênia), Dr. João Pita Costa, convidado da Cátedra para a palestra sobre Inteligência Artificial e Dados Abertos. Na ocasião, que teve lotação máxima no auditório da FAC - UNB, os pesquisadores assistiram à apresentação do filósofo sobre seus estudos acerca da soberania digital no Brasil e América Latina e também participaram do debate que envolveu, além do organizador do evento, professor Dr. Fernando Paulino (FAC-UnB), representantes do Governo Federal, a coordenadora do CGI.br, Renata Mielli  e a comunidade acadêmica.

Da UnB Agência