Educação Ambiental na perspectiva do Sul Global
Cátedra lança relatório inédito que investiga articulação entre questões ambientais e raciais na África e América do Sul
A Cátedra UNESCO em EaD acaba de lançar o relatório Educação Ambiental, questões raciais e agenda 2030: diálogos necessários com África e América Latina. O material produzido e distribuído de forma aberta pela Cátedra nas versões em Português e Inglês, resulta do trabalho realizado pelos pesquisadores Dra. Rita Silvana Santana do Santos (UnB) e Dr. Rafael Nogueira Costa (UFRJ).
A iniciativa foi impulsionada pelo interesse em se compreender como a articulação entre a área ambiental e as questões raciais têm sido debatidas e sistematizadas pelos pesquisadores no continente africano e na América Latina, entre 2012 e 2022.
De acordo com os pesquisadores, o relatório é um esforço para contribuir com a Educação Ambiental Antirracista procurando responder questões como: Quais são as intersecções entre o campo da Educação Ambiental com as questões étnico-raciais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos na Agenda 2030?
A pesquisa também busca identificar conexões entre a Educação Ambiental e a proposta da Educação Aberta e/ou a Distância, procurando contribuir com a criação de caminhos para que outras educações ambientais possam surgir e orientar novas políticas educacionais atentas às produções intelectuais do continente africano e da América Latina.
O relatório que encontra-se disponível para download gratuito, contou com apoio financeiro do Projeto Boas Práticas em Redes na Implantação e Implementação dos Sistemas de Informação para Infância e a Adolescência, uma parceria Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Universidade de Brasília (UnB) e Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE).
- Djaine Damiati