Relação entre Educação Aberta e IA foi destaque em evento da UNESCO em Paris
O mais importante evento de educação e tecnologia da UNESCO contou com palestra do coordenador da Cátedra UNESCO em EaD - UnB sobre o tema
No último dia 2 de setembro, teve início na sede da UNESCO em PAris, a Digital Learning Week 2024, um encontro cujo objetivo é conectar líderes globais em educação digital para tratar temas relevantes para o momento atual e perspectivas futuras, além de promover a cooperação multissetorial para um design e uso da IA na educação que sejam centrados no ser humano e sustentáveis para o clima, com um foco específico em explorar as interligações entre a transformação digital e a educação verde.
O tema deste ano foi "Orientando a tecnologia para a educação" e o professor Tel Amiel, coordenador da Cátedra UNESCO em EaD da Universidade de Brasília, falou sobre a importância dos princípios da Educação Aberta para a construção de uma Inteligência Artificial crítica e juntamente com a professora Lilia Cheniti Belcadhi, da Universidade Sousse (Tunísia) e o professor Colin de la Higuera, da Cátedra UNESCO em Recursos Educacionais Abertos e Inteligência Artificial da Universidade de Nantes (França), o professor Amiel falou como o assunto tem sido tratado como prioridade pela UNESCO UNITWIN network on Open Education (UNOE), rede internacional de cátedras da qual a Cátedra brasileira faz parte.
Na sessão sobre a intersecção entre competências em IA, letramento midiático e informacional, e cidadania digital global, Amiel apresentou as prioridades da Rede UNOE no que diz respeito à IA, um de seus temas focais e também mencionou dados sobre a América Latina destacando as ações que estão sendo desenvolvidas no continente, sobretudo no Brasil, onde a Cátedra atua com instituições parceiras para a adaptação e localização de materiais de formação docente sobre IA, além de ações na área de governança.
A participação da Cátedra UNESCO em EaD neste evento, marca de forma significativa a presença do Brasil e da América Latina no debate internacional sobre Inteligência Artificial na Educação e aponta caminhos para ações em direção à uma IA crítica e responsável para o país e para o mundo. A Digital Learning Week 2024 termina no dia 5 de setembro.
- Djaine Damiati