Rede global de Educação Aberta é aprovada pela UNESCO
16 organizações do mundo todo atuarão em conjunto na promoção do acesso a educação
A UNESCO aprovou a formação da UNOE, a rede UNITWIN de Educação Aberta. A rede reúne 16 instituições acadêmicas de todo o mundo com o objetivo de promover a Educação Aberta (EA) e os Recursos Educacionais Abertos (REA), procurando mudar o panorama da acesso a educação no mundo todo, além de promover a cooperação internacional neste domínio.
O lançamento da rede foi marcado por um evento online realizado em junho deste ano, que contou com a palestra de François Taddei, presidente do Learning Planet Institute (LPI) e coordenador da Cátedra UNESCO em Ciência da Aprendizagem, sobre os temas: Reimaginar universidades para um futuro sustentável e promoção da Educação Aberta e da responsabilidade coletiva. O evento também trouxe um painel sobre os 4 eixos de trabalho da UNOE: construção de comunidade, pesquisa, educação e software.
A UNOE foi criada para atender a necessidade preencher lacunas existentes na investigação sobre Educação Aberta e de promover uma maior inclusão na aprendizagem. Embora os Recursos Educativos Abertos (REA) tenham lançado as bases para uma educação inclusiva e equitativa, a partir de agora, o foco deve ser dado às iniciativas mais amplas de Educação Aberta e sua intersecção com a justiça social e o bem comum, especialmente no que diz respeito ao uso da Inteligência Artificial neste contexto.
Entre as metas propostas pela rede estão a promoção da construção de comunidades envolvendo todos os atores da educação para pensar a Educação Aberta, o apoio a países com envolvimento limitado na Educação Aberta e a colaboração estreita com a UNESCO e instituições acadêmicas parceiras. Através da investigação conjunta, do desenvolvimento de capacidades e ferramentas de software livre, a UNOE pretende fazer avançar as prioridades programáticas da UNESCO no que diz respeito à abertura no âmbito da educação, particularmente a meta 4 dos ODS.
No centro da missão da rede está o compromisso de gerar investigação de alta qualidade, promover a igualdade de gênero, a inclusão e a participação, com enfoque em tornar recursos educacionais de qualidade acessíveis a todos. Nesse sentido, a rede já trabalha para explorar mecanismos de formação docente crítica sobre inteligência artificial bem como investigações multinacionais e atividades participativas sobre o futuro da educação.
A Cátedra UNESCO em EaD, participou do evento Digital Learning Week 2024, o mais importante evento da UNESCO sobre o tema, realizado em setembro na sede da UNESCO em Paris, apresentando as propostas e iniciativas da UNOE junto a representantes de Cátedras da França e da Tunísia.
- Djaine Damiati