Curso de iniciação ao Zotero chega ao final com ótima avaliação
Segunda oferta está sendo planejada para início de 2025 com novidades
A primeira oferta do curso gratuito de iniciação ao Zotero foi muito bem avaliado pelos participantes ao final das atividades realizadas entre os meses setembro e outubro de 2024. As 50 vagas oferecidas foram preenchidas majoritariamente por estudantes da UnB, mas também contou com uma diversidade de público que incluiu técnicos e professores da Universidade, além de público externo de diferentes idades.
O curso foi idealizado pela Cátedra UNESCO em Educação Aberta e Tecnologias para o Bem Comum e realizado em parceria com CEAD (Centro de Educação a Distância - UnB) e a BCE (Biblioteca Central da UnB). Composta por uma série de vídeos autoinstrucionais, material de apoio e tutoria, a primeira oferta conseguiu atingir o objetivo de habilitar os participantes a instalar o software, conhecer suas funcionalidades e utilizá-lo de forma satisfatória no gerenciamento de suas referências bibliográficas para trabalhos acadêmicos e afins, cumprindo uma das metas da Cátedra que é a promoção de software livre, como pilar de uma educação aberta colaborativa e participativa.
A segunda oferta está sendo planejada para início de 2025 com algumas alterações no formato para melhor atender as demandas e o retorno dado pelos participantes. A próxima edição deve ter maior duração, além de alguns encontros ao vivo e a inclusão de um fórum colaborativo para que os participantes possam interagir de forma mais rápida com a tutoria e os demais colegas.
Para saber sobre as novas datas de inscrição para o curso de iniciação ao Zotero, acompanhe nossas atividades no site da Cátedra UNESCO em Educação Aberta e Tecnologias para o Bem Comum , na rede Mastodon //hcommons.social/@unesco_chair_opened , LinkedIn e Instagram //@catedraunesco_eatbc .
- Djaine Damiati