Pesquisadora da Cátedra fala sobre tecnologias para o bem comum em conferência no Uruguai
Encontro Iberoamericano reuniu redes internacionais para intercâmbio de projetos e ações em Ciência e Educação Aberta
O primeiro Encontro Iberoamericano de Redes de Ciência Aberta e Educação Aberta aconteceu no dia 24 de outubro no prédio da Faculdade de Engenharia da UDELAR - Universidad de La República em Montevidéu - Uruguai, representada pela Profª Drª Regina Motz (Cátedra UNESCO de Educación Abierta - URY).
O encontro aconteceu como evento satélite da XIX Conferência Latinoamericana de Tecnologias de Aprendizagem (LACLO) com o objetivo de fortalecer os laços, promover a visualização do trabalho desenvolvido em ciência aberta e educação aberta nos países participantes, além considerar problemas comuns, novos desafios e propor possíveis trabalhos em conjunto.
O evento contou com a participação representantes da Rede DAI: Curadoria e gestão de dados abertos de pesquisa: uma visão da contribuição do ensino superior latino-americano para a ciência aberta (Red NEIES Mercosur) ; Rede Universitária de Pesquisa e Inovação Educacional (REUNI+D Espanha); Rede Iberoamericana de Ciência Participativa (RICAP) e Rede Unitwin de Educação Aberta das Cátedras UNESCO de Educação Aberta (UNOE).
A conferência de abertura “Uma cátedra para imaginar futuros: pesquisas, diálogos e articulações sobre Educação Aberta e Tecnologias para o Bem Comum", ficou a cargo da pesquisadora da Cátedra UNESCO em Educação Aberta e Tecnologias para o Bem Comum - UnB, Dra. Djaine Damiati (BRA), seguida por uma mesa redonda com representantes das redes participantes.
Foram duas sessões de apresentações sobre educação e ciência abertas que trataram desde a elaboração de ferramentas de avaliação de REA e seleção de repositórios, até projetos de ciência participativa e difusão científica aberta, culminando em profícuas discussões moderadas pelas pesquisadoras Ana Casali (ARG), Elaine Rosangela de Oliveira Lucas (Rede DAI - BRA) e Adriana Gewerc (REUNI+D - ESP).
Para o próximo ano, está prevista a publicação de um dossiê com os artigos resultantes dos projetos apresentados no encontro pela Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa (RELATEC), com data de lançamento a ser divulgada em breve.
- Djaine Damiati