Cátedra discute migração internacional e acesso à educação em novo relatório
O estudo intersecciona refúgio, educação de adultos e Educação Aberta em análise de diferentes contextos globais
A Cátedra UNESCO em Educação Aberta e Tecnologias para o Bem Comum acaba de lançar o relatório Migração internacional, Educação de Adultos e Educação Aberta: uma análise global. O material produzido e distribuído de forma aberta nas versões em Português e Inglês, resulta do trabalho realizado pelos pesquisadores Dr. Milan Puh (UFBA) e Dr. Rodrigo Matos-de-Sousa (UnB).
O interesse especial do relatório está no modo como a Educação de Adultos e a Educação Aberta e a Distância são contemplados em produções voltadas aos diferentes tipos de pessoas em deslocamento/migração.
O conteúdo está organizado em dois eixos: uma análise das políticas de migração e educação da Europa e das Américas, e outra da África, Ásia e Oceania. O texto apresenta ainda uma extensa bibliografia descritiva e uma rica base para futuros estudos sobre a temática.
A pesquisa distingue categorias que possibilitaram a integração dessas vertentes educativas em um estudo abrangente que poderá contribuir para futuras atividades de pesquisa, formação, promoção e disseminação de políticas públicas, especialmente no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da UNESCO, tais como: educação de qualidade; redução de desigualdades; paz, justiça e instituições eficientes; e, parcerias e meios de implementação.
O relatório que encontra-se disponível para donwload gratuíto e contou com apoio financeiro do Projeto Boas Práticas em Redes na Implantação e Implementação dos Sistemas de Informação para Infância e a Adolescência, uma parceria Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Universidade de Brasília (UnB)
- Djaine Damiati
