Programação completa aqui.
Faça sua inscrição!

Dia 3 de abril (quinta-feira)
Sala Papirus - FE01

 

09h00-10h30 - Mesa: Governança de IA na educação
Lançamento do relatório da Cátedra UNESCO e Unirede “IA e Ensino Público Superior no Brasil: Recomendações para políticas institucionais de governança”


Priscila Gonsales é doutoranda em Linguagens e Tecnologias na UNICAMP, mestre em Inteligência Artificial e Impactos na Educação pela PUC-SP, máster em Educação, Família e Tecnologias Digitais na Universidade Pontifícia de Salamanca. Colaboradora da Cátedra UNESCO em Educação Aberta e Tecnologias para o Bem Comum e colaboradora do Centro de Pesquisas em Futuros Sociodigitais da Universidade de Bristol (Reino Unido). Consultora UNESCO no Brasil, atua em pesquisa, docência e no desenvolvimento de projetos na área de educação aberta, design thinking e direitos digitais desde 2001.

Juliano Cappi é mestre e doutor em comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e atua como gerente da Equipe de Assessoria ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, o CGI.br. Coordenou a criação do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação o CETIC.br, do Centro Regional UNESCO de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação e a Escola de Governança da Internet no Brasil do CGI.br.

Djaine Damiati - Pesquisadora Associada da Cátedra UNESCO em Educação Aberta e Tecnologias para o Bem Comum, Professora Substituta na Faculdade de Comunicação da UnB. Doutora em Ciências Sociais pela FCLAr - UNESP, com pós-doutorado em Educação pela FE- UnB.

Mediador: Tel Amiel - Cátedra UNESCO e Faculdade de Educação, UnB

 

10h30-11h00 - Café

 

11h00-12h00 - Roda de conversa: Letramento em IA na Educação
Raimundo C. S. Vasconcelos possui mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor do Instituto Federal de Brasília em Regime de Dedicação Exclusiva. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de computação, biometria, processamento de imagens e qualidade de imagens.

Thiago B. Amorim
possui Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Brasília (2023). Atualmente é docente do Instituto Federal de Brasília na área de informática. Tem experiência na área de educação, com ênfase em informática, ensino de computação na educação básica, robótica educacional e letramento digital.

Maycon Douglas Medeiros Cavalcante cursa Licenciatura em Computação - ABI em Ciência da Computação no Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Taguatinga. Concluiu o curso Técnico em Informática para Internet no Instituto Federal Goiano (IF GOIANO), Campus Ceres. Tem conhecimentos de HTML, CSS, Python, PHP, SQL, C, Java e JavaScript, além da língua inglesa. Realizou trabalhos em monitorias, oficinas, grupos de estudo e estágios supervisionados em escolas.

 

14h00-17h00 - Oficina: Especulações para a educação: imaginários globais e locais do futuro sociodigital da educação
Laboratório de computadores da pós graduação - FE-01

Carolina Valladares Celis é Investigadora Associada no Centro de Futuros Sócio-Digitais da Universidade de Bristol. A sua investigação explora de forma crítica a integração das tecnologias digitais na educação e o modo como os processos e as narrativas que acompanham esta integração podem ter impacto na forma como moldamos o futuro da educação. O seu trabalho preocupa-se em tornar visíveis as formas de dominação e as desigualdades estruturais que afetam os processos educativos. Ao mesmo tempo, através da sua investigação, procura criar uma plataforma para aumentar a visibilidade das narrativas educativas que promovem futuros restauradores, mais justos e plurais.

Marisela Gutierrez Lopez
é uma investigadora interdisciplinar que trabalha na intersecção das ciências sociais, dos estudos do futuro e da engenharia. Tem experiência de trabalho numa série de colaborações com a indústria e com a comunidade. Os seus interesses de investigação incluem a exploração de abordagens metodologicamente inovadoras para reunir diferentes formas de conhecimento e experiências.