CC-BY – Guia de Bolso

 

A Educação Aberta (EA) e os Recursos Educacionais Abertos (REA) estão em evidência nesse momento de pandemia. Há uma crescente interesse demanda para pensar em modelos de educação a distância, híbrida e remota. O conceito de abertura na educação é integrador, e pode contribuir muito com os desafios da educação em tempos de cultura digital.

 

A Educação Aberta está ligada a uma perspectiva progressista e democrática, com enfoque na redução das barreiras para uma educação de inclusiva, acessível e de qualidade para todos. Se relaciona com outras tantas áreas como o software livre, a ciência aberta e os dados abertos. Este relacionamento está diretamente ligado com práticas que nos ajudam a repensar o conceito de autoria e promover o protagonismo de professores e alunos, enfatizando a produção colaborativa e o conhecimento compartilhado.

 

O Guia de Bolso da Educação Aberta foi criado com o objetivo de apresentar de maneira sucinta ambos os temas. Foi produzido pelo Prof. Dr. Tel Amiel (Cátedra UNESCO em Educação a Distância e Faculdade de Educação/UnB) em colaboração com Débora Furtado (CEAD/UnB). O guia foi publicado como parte da Iniciativa Educação Aberta, com o apoio do CEAD/UnB.

 

Convidamos a explorar os conceitos e como tirar o melhor proveito da força da Educação Aberta, abrindo espaço para reflexão do papel da educação pública na sociedade, promovendo a equidade, inclusão e qualidade.

O Guita de Bolso da Educação Aberta já está disponível para download, basta clicar no link https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564609.