Como o objetivo de promover uma reflexão sobre o crescente interesse em educação e tecnologia, EaD e Educação Aberta em tempos de pandemia, há uma chamada aberta para trabalhos da Edição Especial da Revista Brasileira de Informática na Educação, com a temática: EDUCAÇÃO VIRTUAL E TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA. A chamada segue:

 

A Educação a Distância (EaD) tem ganhado grande destaque no âmbito educacional, devido aos esforços de diversos educadores ao redor do mundo em manter o processo de ensino e aprendizagem ativo em tempos de pandemia (COVID-19). Muitos profissionais de todos os níveis educacionais, do ensino básico ao superior, tiveram de adequar seus materiais e sua dinâmica de ensino para o EaD sem ter, na maioria das vezes, contato ou experiência prévia com esta modalidade de ensino. Para outros ainda, o termo EaD sequer se aplica, fazendo surgir termos alternativos para descrever o que está sendo implementado por organizações e instituições do terceiro setor, tais como educação remota emergencial e educação em momentos de distanciamento social.

 

Nesse cenário, é importante refletir sobre as escolhas que estão sendo feitas com respeito aos métodos, ferramentas e sistemas adotados. Observam-se instituições e redes de ensino implementando modelos a distância, particularmente com apoio de empresas do mercado, como panaceia, no afã de resolver um problema emergencial, o que pode ter consequências negativas de longo prazo. Assim, merece atenção por parte de educadores, pesquisadores e demais interessados nessa temática os problemas e as questões que se referem a como pensamos em educação virtual e ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na área, mais claramente observadas e amparadas pela condição atual imposta pela pandemia.

 

Além de abordar questões relacionadas a EaD, esta Edição Especial da RBIE busca articular temas que orbitam e envolvem o contexto da Educação Aberta e da Aprendizagem Móvel, perpassando por assuntos que se referem à colaboração, acessibilidade, usabilidade, inclusão, equidade, segurança, privacidade, dentre outros aspectos relevantes que se impõem em situações de emergência. Além disso, busca-se trabalhar com pesquisas envolvendo Informática na Educação, tratando-se também a promoção de acesso, a professores e alunos, aos recursos tecnológicos e virtuais, criação de plataformas e cursos, frameworks e diretrizes. Pretende-se, com isso, discutir um conjunto de proposições teóricas e práticas pertinentes aos tempos de COVID-19 e educação virtual e tecnológica, trazendo reflexões sobre inovação, tecnologia, pedagogia e informática na educação.

 

Tópicos de Interesse

 

Os tópicos de interesse desta Edição Especial da RBIE incluem (sem, no entanto, se limitar a eles):

 

Educação aberta: equidade, qualidade e inclusão em tempos de pandemia.
Métodos, padrões e repositórios digitais abertos de recursos educacionais.
Plataformas abertas, código aberto, software livre e seus impactos, usos e metodologias em processos de ensino e aprendizagem.
Cursos Online, Abertos e Massivos (MOOCs), com licenças livres e código aberto.
Aprendizagem móvel e a distância em tempos de pandemia.
Arquiteturas pedagógicas para educação virtual.
Adaptação e personalização de conteúdos na educação virtual.
Modelos e ferramentas para avaliação na educação virtual.
Inclusão e acessibilidade em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem.
Comunidades virtuais de aprendizagem frente ao distanciamento social.
Cooperação e colaboração por meio de mídias e redes sociais.
Interação e compartilhamento em redes sociais e ambientes virtuais de ensino e aprendizagem abertos.
Privacidade, direitos digitais e segurança de dados em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem.
Aspectos sociais e afetivos do distanciamento e seus impactos no processo de ensino e aprendizagem.
Datas Importantes

 

Submissões no sistema da RBIE: até 09/08/2020 – Atualizado!
Notificação dos resultados finais: 01/10/2020 – Atualizado!
Envio da versão final: Em breve!
Preparação e Submissão dos Artigos

 

Todas os artigos devem ser submetidos eletronicamente por meio do sistema da RBIE (https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie), seguindo a política de submissão e instruções da revista (https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/about/submissions#authorGuidelines).

 

Em especial, os trabalhos devem estar escritos em Português, Inglês ou Espanhol. Devem manter entre 12 e 30 páginas, incluindo figuras, referências e anexos.

 

Critérios de Aceitação

 

Os artigos serão avaliados considerando sua aderência ao tema, originalidade, relevância, solidez técnica e clareza da apresentação.

 

Editores Convidados
Ellen Francine Barbosa (ICMC-USP)
Tel Amiel (UnB/Cátedra UNESCO em EaD)

 

Editora RBIE
Isabela Gasparini (UESC)

 

Editores Associados RBIE

Alexandra Cristea (Durham University, Reino Unido)
Diego Dermeval (UFAL)
Elaine Harada Teixeira de Oliveira (UFAM)
Eleandro Maschio (UTFPR – Câmpus Guarapuava)
Luciana Aparecida Martinez. Zaina (UFSCar)
Taciana Pontual Falcão (UFRPE)
Tiago Thompsen Primo (UFPel)