Renovação da Cátedra UNESCO
É com muita satisfação que recebemos carta da sede da UNESCO em Paris, confirmando a renovação da Cátedra UNESCO de Educação a Distância na Universidade de Brasília. O relatório das atividades realizadas no último ciclo (2018-2021), enviada à UNESCO, se encontra disponível em nossos relatórios .
Os objetivos para o curto prazo da Cátedra são uma diversificação mais forte das áreas de pesquisa que estão alinhadas com os temas da educação aberta e a distância, estretiando relações e ações com grupos de pesquisa como a Iniciativa Educação Aberta da qual a Cátedra é membro constituinte. Buscaremos uma uma maior participação do corpo docente e dos servidores técnicos da UnB nas atividades da Cátedra. Esse trabalho se inciará com duas linhas de atuação, sempre em alinhamento aos objetivos centrais da Cátedra (educação aberta e a distância, TICs na educação e temas correlatos): (1) Sustentabilidade e educação e (2) Migração, deslocamento e educação.
Sustentabilidade e educação
A implementação da Agenda 2030 no Brasil, converge com a necessidade de políticas públicas voltadas ao direito de todos à educação inclusiva e de qualidade em um planeta ambientalmente sustentável. Nessa perspectiva a Cátedra propõe promover ações voltadas à implementação da Agenda 2030 a partir de articulações interna e externa à universidade, sob coordenação da Profa. Dra. Rita Silvana Santana dos Santos (Faculdade de Educação, UnB).
Migração, deslocamento e educação
O fenômeno da migração tem promovido mudanças significativas no tecido social dos países Europeus e das Américas. A lenta entrada de ondas migratórias irregulares oriundas do Sahel, da África Subsaariana, do sul-sudeste asiático, do Caribe, das Américas Central e do Sul reinaugura o interesse do debate sociológico sobre o fenômeno da Migração e trás para os Estudos de Migração um importante desafio, que é o de pensar os processos educacionais desses sujeitos que deixaram uma vida para tentar sobreviver em um contexto sociocultural, político e educativo diferentes. A iniciativa se articula com os princípios da Agenda 2030, se ocupando das figuras do migrante, dos deslocados internos e dos refugiados, que são mencionados, entre outros, como aqueles que devem ter suas necessidades refletidas nas ações da Agenda. As seguintes ações estarão sob a coordenação do professor Rodrigo Matos de Souza (Faculdade de Educação, UnB).
- Tel Amiel