No curso Embaixadores REA (2018-2019) os grupos realizaram oficinas sobre REA em suas instituições. Os materiais produzidos foram compartilhados e organizados aqui. Esses recursos podem servir de exemplo e inspiração para outros grupos e instituições interessados em fazer uma oficina sobre REA.

Saiba quem são os Embaixadores REA no site da CAPES.
O material do nosso curso é aberto, confira o curso de Introdução a EA/REA.

Dentre os recursos disponibilizados, encontram-se: Folhetos, Livros, Artigos, Apresentações, Roteiros, Relatórios, Planos de Formação, Relatos, Diretrizes, Cadernos, Vídeos, entre outros, todos com licença CC-BY-SA 4.0, a não ser que indicado o contrário.

Link para todos os materiais.

IFAM

 

Autoras: Rosangela Santos da Silva, Tânia Mídian Freitas de Souza

Realizaram uma oficina com o intuito de oportunizar aos participantes momentos de reflexão sobre a educação aberta, os recursos educacionais abertos e as licenças flexíveis a partir de uma perspectiva de criação, produção, adaptação e disseminação de recursos e materiais educativos, com foco na disseminação da cultura REA no IFAM. As participantes do curso de “Embaixadores REA” e a Diretoria de Educação a Distância firmaram compromisso em fomentar essa prática junto à equipe EaD, inserindo inclusive, no rol de cursos ofertados a comunidade interna e externa.  A Oficina REA também será parte integrante da Formação de Docentes que vão atuar na UAB/IFAM no 2º semestre de 2019. Esta Oficina foi o ponta pé inicial para a construção de uma cultura REA neste IF.

 

Objetivos da oficina: Compreender os princípios da educação aberta; Conhecer as principais características dos Recursos Educacionais Abertos; Conhecer a inter-relação entre os Recursos Educacionais Abertos e as licenças flexíveis; Compreender e praticar a cultura do Remix.

 

Ementa inclui: Recursos Educacionais Abertos. Conceito de REA. Conceito de Educação Aberta. Cultura Digital e Cultura Livre. Importância do REA para a educação. Direitos Autorais: novo modelo de gestão: Creative Commons. Projetos de REA no Brasil e no mundo. Onde e como encontrar REA?

 

UFABC

 

Autora: Angela Terumi Fushita

 

Realizaram Workshop sobre REA com o objetivo de sensibilizar os docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do ABC sobre a educação aberta, os recursos educacionais abertos e as licenças flexíveis a partir de uma perspectiva de criação, produção, adaptação e disseminação de recursos e materiais educativos. Com este Workshop de estações REA, abordaram: 1) Podcast, 2) Vídeo, 3) Infográfico, 4) Fotografia e 5) Texto. Disponibilizam um interessante material multimídia produzido ao longo do Workshop (Vídeo e Podcast).

 

UFMS

 

Autora: Daiani Damm Tonetto Riedner

Realizaram um mini curso de de Formação Inicial em REA. Em seu Roteiro visam realizar a formação dos professores da UFMS para iniciar as reflexões sobre a educação aberta, os recursos educacionais abertos e as licenças flexíveis a partir de uma perspectiva de criação, produção, adaptação e disseminação de recursos e materiais educativos. Disponibilizam diversos recursos como Folheto, Caderno, Apresentação e Livros sobre REA, Creative Commons, OER, entre outros, no formato PDF, além de um vídeo da realização do próprio minicurso.

 

UNEMAT

 

Autores: Antonio Carlos Pereira dos Santos Junior, Douglas de Carvalho

Realizaram a Oficina REA, além de produzirem Vídeo Aulas e disponibilizarem diversos recursos como Folheto, Apresentações e Textos, dispondo assim de uma variedade de recursos sobre REA.

 

UNIMONTES

 

Autoras: Greiciele de Carvalho Maia, Mariéllen Ivo De Sousa

Disponibilizam o Relato e Relatório da Oficina, Roteiro, e Material de Apoio com amplo conteúdo sobre REA, EA e Licenças.

 

UEPG

 

Autoras: Cristine Isabel Simão, Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos

 

Apresenta um Relatório de atividades acerca da experiência da oficina, além de recursos sobre EA, REA e Licenças como Apresentação e Livros.

 

UNIPAMPA

 

Autores: Elvis Galarça Menezes Mendes, Verônica Morales Antunes

Realizaram a Oficina REA e disponibilizam Apresentação, e diversas Dinâmicas e Fotos feitas na Oficina.

 

UFERSA

 

Autoras: Francisca Monteiro da Silva Perez, Maria de Lourdes Fernandes de Medeiros

Disponibilizam a Apresentação utilizada e Vídeos e Fotos da oficina.

 

UNIFEI

 

Autoras: Daysemara Simone Santana Trindade, Luciana Mendonça Rodrigues

Realizaram a Oficina REA em duas etapas, a primeira por meio de ambiente virtual, a segunda de forma presencial. Disponibilizam o Relatório, Cartaz e Plano da oficina, além de Fotos do encontro presencial e o Feedback dos participantes.

 

IFMA

 

Autoras: Carolina Pereira Nunes, Christiane Ferreira Lemos Lima

Realizaram uma oficina com o objetivo de realizar uma formação inicial sobre os REAs para os participantes do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância (GPEAD) do IFMA, com a participação dos coordenadores de curso da UAB/IFMA, com ênfase em uma perspectiva pedagógica da sua utilização. Dispõem de Relato da Oficina, e Plano de Formação REA, e Apresentação sobre EA, REA e licenças.

 

UEA

 

Autores: Elisângela Silva de Oliveira, Jhonathan Oliveira Araújo, João da Mata Libório Filho, Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa

Apresenta um Relatório de atividades acerca da experiência da oficina.

 

UFSCAR

 

Autores: Cleide de Lourdes da Silva Araújo, Ian Rittmeister Mazzeu, Luciene Aparecida Gouvêa Nogueira, Maria Angélica do Carmo Zanotto, Paulo Roberto Montanaro, Priscila Cristina Fiocco Bianchi

Desenvolveram um curso de formação online Recursos Educacionais Abertos: repensando a produção de conteúdos, com duração de 10 horas. Apresenta também um Relatório da oficina prática acerca da experiência da oficina.

 

UnB

 

Autoras: Débora Furtado Barrera, Ludmila Danielle Bianchi da Silva

Disponibilizam a Apresentação usada na oficina, com conteúdo sobre REA e licenças, além do Relato da execução da oficina, que contém uma rica descrição da experiência da oficina.