Migração e educação: A invisibilização do migrante nos documentos curriculares da região nordeste do Brasil
Novo artigo publicado pelo Professor Associado da Cátedra UNESCO em EaD, Rodrigo Matos de Souza com alunos da Faculdade de Educação de Brasília. O tema 'migração' foi adicionado como uma das linhas de ação da Cátedra, tratando-se de um tema transversal dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.https://www.un.org/en/development/desa/population/migration/events/coordination/14/documents/backgrounddocs/GMPA_14CM.pdf
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A partir da díade migração e educação este artigo objetiva verificar os documentos curriculares da Educação Básica da Região Nordeste do Brasil a fim de compreender como tais documentos refletem o fenômeno migração. Com base na orientação pós-estruturalista investigou-se os documentos à busca de marcações e variações da presença do sujeito migrante, considerando diferentes tradições teóricas, exercendo a bricolagem de modo crítico. Como considerações têm-se que os documentos curriculares ainda não consideram o fenômeno migração internacional e sua complexidade de modo contundente por meio de dois movimentos, o primeiro da invisibilidade e o segundo da consideração fragmentada e não problematizadora.https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12671
Link para o artigo:- Karina de Paula