Educação Ambiental, questões raciais e agenda 2030: diálogos necessários com África e América Latina
Publicação disponǘiel em inglês e português. Faça o download.
Este relatório, produzido para a Cátedra UNESCO em EaD (UnB, Brasil) busca contribuir com a criação de caminhos para que outras educações ambientais possam surgir e orientar novas políticas educacionais atentas às produções intelectuais do continente africano e da América Latina. Aborda três questões principais:
- Quais são as intersecções entre o campo da Educação Ambiental com as questões étnicoraciais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
definidos na Agenda 2030? - Quais são os principais referenciais teóricosmetodológicos adotados no campo da Educação Ambiental na África e na América Latina?
Existem intersecções entre o campo da Educação Ambiental com a proposta de Educação Aberta e/ou a Distância?
As denominações empregadas e a apresentação do material ao longo desta publicação não implicam a expressão de qualquer opinião por parte da UNESCO com relação ao status legal de qualquer país, território, cidade ou área ou de suas autoridades, ou sobre a delimitação de suas fronteiras ou limites.
As ideias e opiniões expressas nesta publicação são de inteira responsabilidade dos autores; elas não são necessariamente as da UNESCO e não comprometem a a Organização.
Abstract (English)
This report, created for the UNESCO Chair in Distance Education (UnB) seeks to contribute to the creation of paths for other types of environmental education to emerge and guide new educational policies attentive to the intellectual productions of the African continent and Latin America. It is guided by three questions:
- What are the intersections between the field of Environmental Education with ethnicracial issues and the Sustainable Development Goals defined in the 2030 Agenda?
- What are the main theoreticalmethodological frameworks adopted in the field of Environmental Education in Africa and Latin America?
- Are there intersections between the field of Environmental Education and Open/Distance Education?
The designations employed and the présentation of material throughout this publication do not imply the expression of any opinion whatsoever on the part of UNESCO concerning the legal status of any country, territory, city or area or of its authorities, or concerning the délimitation of its frontiers or boundaries.
The ideas and opinions expressed in this publication are those of the authors; they are not necessarily those of UNESCO and do not commit the Organization.
- Tel Amiel