logo mumble fundo transparente

Esse é um guia acessível em texto com base no nosso tutorial em vídeo para uso do Mumble (applicativos Plumble ou Mumla) para conversas em áudio, como parte do projeto Escolha Livre.

Mumble no celular from Educação Aberta on Vimeo.

Para utilizar o Mumble no celular, você deve instalar o aplicativo Plumble ou Mumla. No vídeo, demonstramos o uso do Plumble (mais antigo) e abaixo, demonstramos as mesmas funcionalidades no Plumble.

Basta ir ao site do Mumble e escolher o cliente que quiser. Você pode baixar o aplicativo para o Androidno Fdroid ou no Google Store ou para iOS no Apple store.

No aplicativo, clique no botão + no canto superior direito para adicionar um servidor.

Campos vazios para entrada de dados do servidor.

Em label, escolha uma identificação para esse servidor –  o que achar melhor. Em address, digite o endereço do nosso servidor: mumble.aberta.org.br ou outro servidos Mumble aberto de sua preferência. Em username, escolha o nome do usuário ou|apelido que vai identificar você. Deixe os outros campos como estão e clique em add para adicionar esse servidor à sua lista.

Agora basta clicar no nome do servidor para conectar.

Note que você está na sala principal, chamada de root ou raiz. Você pode visualizar se outras pessoas estão em outras salas. Para falar com essas pessoas, é preciso clicar nas flechas ao lado do nome da sala.

Salas do Mumble disponíveis para entrada com nomes Raiz e Sala 1 a 5

Para enviar uma mensagem de texto para todos na sala use a aba chat, arrastando a tela ou clicando em chat no topo da tela. Digite a sua mensagem na parte inferior.

Aba de chat mostrando texto descritivo e espaço para bate papo com mensagem inicial "Oi!"

Volte para a lista dos canais, arrastando a tela, ou clicando em channel.

Caso você tenha sido convidado a entrar em uma sala privativa, você precisar inserir um token. Clique no menu e depois no access tokens e insira o texto (ou token) que foi enviado à você. Com o token inserido nessa lista, você poderá entrar em salas reservadas.

No modo atual seu microfone será ativado sempre que você falar algo. Você pode alterar esse modo no menu no canto superior direito (nos três pontinhos), selecionando transmit mode. A opção continuous mantém o microfone ligado o tempo todo, e na opção push to talk, você precisa pressionar um botão para falar.

Menu contextual mostrando opções de microfone descritas no texto.

Para desconectar, clique no menu no canto superior direito, e selecione disconnect.