Para um pesquisador, os questionários são instrumentos de extrema importância. Existem diversas ferramentas de criação de questionário. A maioria das pessoas recorrem a plataformas 'grátis' (Google Forms, Survey Monkey, dentre outros) para criação de seus questionários, que sobrevivem justamente da coleta e análise de dados inseridos para uso em propaganda e marketing, por exemplo. Você já leu algum termo desses serviços? Veja um exemplo e procure pela palavra 'marketing'. Este é um problema ético para dados coletados para propósitos de pesquisa. Muitos serviços oferecem a opção de pagamento, o que usualmente elimina o tratamento e uso de dados, providenciando melhor privacidade dos dados (mas é importante checar o termo de cada serviço, nem sempre isso é claro).

 

O objetivo desde tutorial é apresentar de forma concisa o uso de uma ferramenta gratuita e baseada em software livre para criação de questionários e enquetes. Utilizamos o LimeSurvey, uma poderosa ferramenta usada por profissionais para criação de questionários em versão instalada nos servidores da UnB.

 

No fim deste Tutorial teremos este Questionário (exemplo) criado. Vamos lá!

 

Conteúdo

  1. Estruturando seu Questionário 
  2. Entrando em sua Conta 
  3. Criando um Novo Questionário
  4. Opções
    1. Adicionando um Grupo de Questões
    2. Adicionando Perguntas
  5. Visualizando o Questionário
  6. Ativando o Questionário
  7. Visualizando e Exportando Respostas
  8. Conclusão

Vídeo explicativo disponível

 

Estruturando seu questionário

 

A etapa de criação do questionário no LimeSurvey só deve ser abordada depois que o questionário ou formulário já foi estruturado e organizado. Ou seja, não tente pensar em como o seu questionário será feito ao criá-lo no programa. Organize tudo antes, como por exemplo, as perguntas que serão feitas, quais os tipos de respostas para cada pergunta (múltipla escolha, texto, etc.), o agrupamento das perguntas e a sequência lógica de apresentação. Uma vez que esteja estruturado, podemos começar!

 


 

Entrando em sua Conta

 

 

Para acessar o LimeSurvey é necessário acessar o endereço: https://www.survey.fe.unb.br/admin/

 

Em seguida, insira seu nome de Usuário e Senha.

 

 


Criando um novo questionário

 

 

Ao entrar no LimeSurvey somos apresentados à tela de interface administrativa. Nela, nos interessa listar questionários.

Agora, podemos criar, editar, e excluir os questionários.
Vamos criar.

Devemos preencher os seguintes campos:

  • Título (1)
  • Descrição (2)
  • Mensagem de boas-vindas (3)
  • Mensagem Final (4)

Essas informações aparecerão aos participantes quando acessarem o questionário, e quando enviarem as suas respostas. Apenas o título é obrigatório. Em seguida, clique em salvar, presente no canto Superior Direito.

 


Opções

Uma vez criado o nosso Questionário, somos apresentados a seguinte Tela. Apenas apresentamos em etapas as informações:

(1) Esta é a barra lateral esquerda. Elá é dividida entre configurações e estrutura. No momento estamos na configurações do questionário, na Visão geral do questionário, onde nos é apresentada o

Resumo do questionário (2), é neste local que vemos qual a URL que devemos enviar aos participantes (3) além do número de perguntas/grupos no nosso questionário.

Também os Elementos de texto (4) que incluímos ao Criar o Questionário, e podemos editá-los clicando em Elementos de texto (5) na Barra Lateral Esquerda.

Em (6)Configurações gerais do questionário, com nome (e-mail do proprietário e do administrador), podendo ser modificado no (7).

Em (8) há o Controle de acesso e publicação, com Data de início e Data/hora de expiração, podendo ser modificado no (9).

Não modificamos nada nesta Tela, apenas nos familiarizamos rapidamente com alguns aspectos apresentados. Damos prosseguimento ao tutorial, clicamos em Estrutura (10).

 

Adicionando um grupo de questões

Um questionário deve ter no mínimo um grupo de questões, e dentro deste grupo de questões estarão as nossas perguntas.

 

Devemos selecionar um título ao nosso grupo de questões (1), além de uma breve descrição (2), e clicamos em save and add question (Salvar e adicionar uma questão) (3).

 

Adicionando Perguntas

Após a criação do nosso Grupo de Questões, podemos Adicionar nossas perguntas. Esta tela e sequência de passos se repetirão algumas vezes, portanto, é interessante se familiarizar com ela.

Em (1) damos um código a nossa pergunta, este código não será visível aos participantes, servindo apenas para controle interno.

Em (2) selecionamos o tipo da pergunta, veremos que o LimeSurvey dispõe de 29 tipos de pergunta, entretanto vamos focar nosso Tutorial em apenas algumas delas.

Em (3) escrevemos o enunciado da nossa pergunta.

E em (4) decidimos se ela é Mandatória (Obrigatória) ou não, se for Obrigatória, estará marcada com um asterisco vermelho e não será possível enviar a resposta do questionário sem ela estar preenchida.

Finalmente, em (5) salvamos e adicionamos uma nova, se for o caso.

 

Vamos, então, inserir as nossas perguntas! A maioria delas seguirão estes Passos 1, 2, 3, 4, 5. Como será possível ver a seguir:

A primeira pergunta que vamos inserir é: Qual o nome do participante? Para tal, inserimos um código (1), selecionamos o tipo da pergunta (2) como texto livre curto, escrevemos o enunciado da pergunta (3), decidimos que esta pergunta é obrigatória (4), e salvamos (5).

 

 

A segunda pergunta será: Qual o pseudônimo do participante? Igualmente, inserimos um código (1), selecionamos o tipo da pergunta (2) também como texto livre curto, escrevemos o enunciado da pergunta (3), decidimos que esta pergunta não será obrigatória (4), e salvamos (5).

A terceira pergunta: Qual a Data de Nascimento do Participante? Para esta questão introduzimos o conceito de máscara da pergunta. Para Data, as respostas terão a máscara dd/mm/aaaa.

Seguimos, inserimos um código (1), selecionamos o tipo da pergunta (2) indo em Máscara da Pergunta e selecionando Data e Hora, escrevemos o enunciado da pergunta (3), decidimos que esta pergunta será obrigatória, ou seja, o participantes não poderá salvar nem avançar se não preencher a resposta (4), e salvamos (5).

 

A quarta pergunta: Qual o Sexo/Gênero do Participante? Inserimos um código (1), selecionamos o tipo da pergunta (2) indo em máscara da pergunta e selecionando sexo, escrevemos o enunciado da pergunta (3), decidimos que esta pergunta será obrigatória (4), e salvamos (5).

 

 

Outros tipos de perguntas

 

Veja abaixo mais tipos de perguntas e funcionalidades, que completam nosso questionário.

 

Inserindo e-mail com validação

Qual o e-mail do participante? Nesta pergunta introduzimos o conceito de validação de uma resposta – através de Expressões Regulares, que aceitam respostas inseridas pelo participante com uma característica pré-definida. E-mails, por exemplo, precisam necessariamente seguir esse modelo: nome@domínio.com, para receber respostas apenas com estas características (evitando erros), incluímos um passo. Começamos: Inserimos um código (1), selecionamos o tipo da pergunta (2) como texto livre curto, escrevemos o enunciado da pergunta (3), decidimos que esta pergunta será obrigatória (4), e salvamos (5).

 

Para adicionar a validação da resposta, vamos seguir os seguintes passos: (1) Selecionamos a pergunta que queremos inserir a validação da resposta, (2) vamos em Question editor, (3) inserimos a validação da resposta no campo Input validation. Não esqueça de salvar.

Outras validações são possíveis, para visualizar mais algumas clique aqui:

Campo Expressão regular
CEP /^[0-9]{5}-[0-9]{3}$/
CNPJ /^[0-9]{2}\.[0-9]{3}\.[0-9]{3}\/[0-9]{4}-[0-9]{2}$/
CPF /^[0-9]{3}.[0-9]{3}.[0-9]{3}-[0-9]{2}$/
E-mail /^.+?@.+?\..+$/

 

Pergunta com resposta única (rádio)

Qual o Nível de Formação do Participante? Inserimos um código (1), Selecionamos o tipo da pergunta (2) indo em questões de resposta única e selecionando Lista (Rádio), escrevemos o enunciado da pergunta (3), decidimos que esta pergunta será obrigatória (4) e terá a opção Outro para que o participante possa escrever, e salvamos (5).

 

As questões do tipo Lista (Rádio) nos permitem escrever quais são as respostas que o participante poderá escolher. Para isso, após salvar a nossa pergunta, devemos rolar até o fim da página,  clicamos em (1) Opções de resposta. Em seguida, adicionamos as opções de resposta que queremos clicando em (2) Add answer option, definimos os códigos (2), escrevemos as opções de resposta (3), e salvamos.

 

Pergunta do tipo Matriz sobre nível de competência com uma língua

Qual o Nível de Competência com a Língua Inglesa? Inserimos um código (1), selecionamos o tipo da pergunta (2) indo em Matrizes e selecionando Matriz, escrevemos o enunciado da pergunta (3), decidimos que esta pergunta será obrigatória (4), e salvamos (5).

 

 

As questões do tipo Matriz nos permitem definir quais serão as perguntas (Eixo Y) e quais serão as respostas (Eixo X) da nossa Matriz. Para isso, após salvar a nossa pergunta, devemos rolar até o fim da página e clicamos em Sub-questões (sub-perguntas) (1). Em seguida, adicionamos as sub-perguntas que queremos clicando em (2) Add subquestion, definimos os códigos (3), escrevemos as sub-questões (4), e salvamos.

 

De maneira similar, ao lado de onde se encontrava as Sub-questões, estão as Opções de respostas. Clicamos em Opções de respostas (1). Em seguida, adicionamos as opções de respostas que queremos clicando em (2) Add answer option, definimos os códigos (3), escrevemos as opções de resposta (4), e salvamos.

 

Questão aberta Uma questão aberta sobre a opinião do Participante acerca imigração. Inserimos um código (1), selecionamos o tipo da pergunta (2) Texto livre muito longo, escrevemos o enunciado da pergunta (3), decidimos que esta pergunta será obrigatória (4), e salvamos (5).

 

Pergunta do tipo Lista (Dropdown) Qual país de origem do aluno? Inserimos um código (1), selecionamos o tipo da pergunta (2) indo em questões de resposta única e selecionando Lista (Dropdown), escrevemos o enunciado da pergunta (3), decidimos que esta pergunta será obrigatória (4) e a opção Outro estará desligada, e salvamos (5).

 

 

As questões de Lista (Dropdown) nos permitem definir quais serão as opções de resposta da nossa lista. Para isso, após salvar a nossa pergunta, devemos rolar até o fim da página e clicamos em Opções de respostas (1). Em seguida, adicionamos as opções de respostas que queremos clicando em (2) Add answer option, definimos os códigos (3), escrevemos as opções de respostas (4), e salvamos.

 

Escala Likert (Medição de 5 pontos)

Medição de 5 Pontos (Escala Likert). Inserimos um código (1), selecionamos o tipo da pergunta (2) indo em Matrizes e selecionando Matriz, escrevemos o enunciado da pergunta (3), decidimos que esta pergunta será obrigatória (4), e salvamos (5).

 

De maneira igual à sétima Pergunta, vamos editar as sub-questões (Eixo Y) e as opções de resposta (Eixo X) de nossa Matriz. Para isso, após salvar a nossa pergunta, devemos rolar até o fim da página e clicamos em Sub-questões (sub-perguntas) (1). Em seguida, adicionamos as sub-perguntas que queremos clicando em (2) Add subquestion, definimos os códigos (3), escrevemos as sub-questões (4), e salvamos.

De maneira similar, ao lado de onde se encontrava as Sub-questões, estão as Opções de respostas. Clicamos em Opções de respostas (1). Em seguida, adicionamos as opções de respostas que queremos clicando em (2) Add answer option, definimos os códigos (3), escrevemos as opções de resposta (4), e salvamos.

 

Terminamos de editar as questões do nosso questionário!


Visualizando o Questionário

Podemos visualizar como está o questionário clicando em visualizar questionário como mostra a figura abaixo.

A tela inicial do nosso questionário será igual a esta. Podemos perceber os elementos de texto que inserimos ao criar o questionário, e clicamos em próximo para começar a responder nosso questionário.

Lembrando que ele não está ativo, portanto, é apenas uma maneira de visualizar o questionário, testando suas funcionalidades ao tentar responder. Se algum erro é encontrado, é possível voltar ao questionário, ir na barra lateral esquerda, em estrutura, clicar na questão que se deseja modificar, e editar.

Se tentamos enviar as respostas durante a visualização de um questionário, podemos ver a mensagem final – que foi escrita por nós ao criar o questionário como elemento de texto. Além de algumas mensagens de erro informando que as respostas não foram salvas.


Ativando o Questionário

 

 

Agora, que temos certeza que o nosso Questionário está correto e pronto para ser enviado aos Participantes, vamos ativá-lo! Para isso, vamos na barra lateral esquerda, em configurações e visão geral (1), em seguida clicamos em ativar questionário (2).

Recebemos uma mensagem de aviso sobre a ativação do questionário, informando que, uma vez ativo, não é possível alterar as questões. Modificamos as opções como mostrado abaixo e clicamos em salvar e ativar questionário.

Agora com o questionário ativo, recebemos outra mensagem de aviso, informando que o questionário está aberto para qualquer pessoa com o link (URL) poderá responder o questionário. Neste tutorial vamos mantê-lo assim, e clicamos em Não, obrigado. Ou seja, não queremos alterar para o Modo Restrito.


Visualizando e Exportando Respostas

 

 

Uma vez o Questionário está Ativo, podemos compartilhar para os Participantes a URL (1), parar o questionário (2), ou visualizar os registros (3) – as respostas. Quando tivermos ao menos uma resposta no nosso Questionário, prosseguimos. Desejamos visualizar as respostas, além de exportá-las. Para isso, clicamos em (3) registros.

Em seguida, clicamos em respostas & estatísticas

Logo, clicamos em mostrar respostas.

Aqui podemos visualizar as respostas do nosso questionário, bem como exportá-las. Para isso, selecionamos todas as respostas (1), clicamos em resposta(s) selecionada(s) (2), depois em exportar (3).

Vamos exportar todas as respostas selecionadas no formato CSV. Sem alterar nada nesta tela, clicamos em exportar.

O arquivo será baixado, e ao tentar abri-lo, esta caixa aparecerá, em que clicamos em OK para prosseguir.

Dentro do arquivo CSV, em um programa como LibreOffice Calc, seremos capazes de visualizar algo parecido com a imagem abaixo:


Parando o Questionário

De volta à tela que nos foi apresentada para ativar o questionário, podemos parar o questionário.

Em seguida, duas opções para Parar o questionário são possíveis: (a) Expirar o questionário, (b) Desativar questionário. Quando expiramos o Questionário as Respostas e as informações dos participantes não são perdidas, os Participantes não vão mais poder submeter respostas, e ainda é possível extrair as Respostas, utilizando os passos vistos acima, para trabalhar com os dados obtidos. Na desativação, perde-se as respostas e as informações dos participantes, e os Participantes também não podem mais submeter Respostas, porém, pode-se editar as perguntas, com limitações. No nosso tutorial, recomendamos Expirar o questionário, para isso, clicamos em expirar questionário.


Conclusão

Vimos como o LimeSurvey é uma ferramenta livre e gratuita, poderosa e suficiente para projetarmos, criarmos e divulgarmos nossas Pesquisas, além de visualizar as respostas, exportar os registros (Respostas).

Para mais informações, outro guia que pode lhe auxiliar é este, desenvolvido pela CGU: http://wiki.cgu.gov.br/wiki/index.php/Formularios